Imagine que você é um técnico de refrigeração trabalhando para uma das maiores redes independentes de supermercados nos Estados Unidos. Agora imagine também que seis anos atrás você e sua equipe estipularam uma meta para manter as perdas de fluido refrigerante em cada uma de suas unidades abaixo de 500g por mês.
Essa é uma meta ambiciosa. Mas com a ajuda do sistema de detecção de vazamentos correto, Danny Kaufmann, gestor do departamento de manutenção da HEB Grocery CO., está próximo de atingir seus objetivos.
HEB é uma instituição do Texas conhecida por seu envolvimento com a comunidade local e por sua política de doar 5% de seu faturamento anual para caridade. A companhia, que tem suas origens em um mercado gerido pela família em 1905, operam em mais de 260 lojas mais plantas de leite e sorvete no estado de Lone Star.
A sede da HEB se encontra em San Antonio, onde sua principal instalação de 8600m², o Mercado HEB, também abriga restaurantes onde consumidores podem fazer suas refeições em uma variedade de estabelecimentos.
A equipe de Kafmann é composta por 22 técnicos de serviço que estão localizados nos três centros de serviço da companhia em San Antonio, Corpus Christi e Rio Grande Valley. Visitas regulares para manutenção preventiva e reparos em cada uma das lojas eram parte do desafio.
A tarefa real consistia em inspecionar sistemas com 350 a 400 kg de fluido refrigerante e quilômetros de encanamento com milhares de conexões nas salas de máquina e com ventoinhas constantemente ligadas para garantir ventilação.
Isso representava um duro desafio ao utilizar outros métodos de detecção, como detetores eletrônicos ou ultrassônicos. Estes métodos e alguns outros requerem que não haja fluxo de ar perto dos locais de vazamento para resultados mais precisos. As ventoinhas nas salas de máquina estão devem operar constantemente para a ventilação apropriada e tais correntes de vento interferem com os aparelhos de detecção quando utilizados nesses locais.
De acordo com Kaufmann, “Com linhas paralelas e conexões muito próximas umas das outras, e com a ventilação funcionando, só é possível chegar próximo do equipamento e receber um indicativo do vazamento utilizando métodos com detectores eletrônicos e ultrassónicos. Mas encontrar exatamente o ponto de vazamento se tornava impossível”.
“Sim, são vazamentos minúsculos, mas ao somar todos esses pequenos vazamentos em um sistema grande e eles podem causar grandes perdas”. Kaufmann nota. Cumprir a meta de redução de vazamentos para menos de 500g por mês parecia improvável.
Encontrando a solução
Procurando a solução para seu problema, Kaufmann considerou a utilização do CONTRASTE FLUORESCENTE para detecção. O método não é afetado por correntes de vento, por outros gases, conexões próximas em linhas paralelas e outros problemas que os métodos de amostragem de fluido tem. Pode também ser utilizado com todos os tipos de fluidos refrigerantes e óleos lubrificantes.
O fato de poder ser utilizado com todos os tipos de fluido é o principal fator, pois Kaufmann pode citar a lista de todos os fluidos utilizados nas instalações do HEB, incluindo R-134a, R-406a, R-502, HP80, MP39, AZ-50 e outros.
Pelo fato de o método de detecção por fluorescência não depender da amostragem do ar, sua precisão é maior que seus melhores, e mais caros rivais, os detetores eletrônicos. Depois de investigar suas opções Kaufmann escolheu a linha de lanternas e contrastes da SPECTROLINE.
Estes contrastes universais são dosados no sistema de acordo com a concentração do produto. A linha SPECTROLINE é aprovada pelos grandes fabricantes da indústria e detém o selo ASHRAE 97, que garante a estabilidade química do produto. Fabricada pela inventora da técnica de detecção por fluorescência em 1955, a Spectronics Co, que oferece a tecnologia AR-GLO 5, sua maior evolução tecnológica.
Disponível em diversas formas de aplicação, dose única injetável com fluido refrigerante, multidose utilizando o injetor BEZ-50, e multidose refil, o CONTRASTE FLUORESCENTE SPECTROLINE, pode ser utilizado não só por sistemas grandes como de um supermercado, mas como qualquer sistema de HVAC.
O contraste é miscível ao óleo lubrificante e circula pelo sistema junto com o fluido refrigerante. Sempre que houver fuga de fluido refrigerante uma pequena quantidade de contraste irá acompanhar, e ficará exatamente no ponto de vazamento.
Com a técnica de detecção por fluorescência você pode efetivamente VER o vazamento. Ao inspecionar o sistema com uma lâmpada UV especial o contraste depositado no ponto de vazamento irá brilhar intensamente com uma coloração verde-amarelada. O contraste é capaz de apontar vazamentos extremamente pequenos como 3,5g por ano.
De acordo com Kaufmann, “A diferença é como o dia para noite. Nos economizamos até 3 horas por inspeção de sistema. Além de que, com detecção eletrônica, você nunca tem certeza de que encontrou todos os pontos de vazamento. Com os CONTRASTES FLUORESCENTES você tem certeza.
Alcançar os pontos de vazamento era outro grande problema.” Nós encontramos um vazamento em uma linha que passava pelo teto, onde seria impossível alcançar com um detetor eletrônico sem uma plataforma ou escada. Com a lâmpada UV especial, você pode encontrar o vazamento em até 8 metros de distância.” Diz Kaufmann.
Pequenos vazamentos, grandes problemas
Sobre os pequenos vazamentos, eles acabam se somando, Kaufmann diz que encontrou 15 pequenos vazamentos em somente um sistema. Estes incluíam vazamentos em válvulas, borrachas, válvulas de controle de pressão, conexões roscadas em linhas de alta pressão, na vedação de eixo e em uma válvula solenoide. Ele descreve como pôde encontrar um vazamento do tamanho de um fio de cabelo em um compressor.
“Então limpamos o contraste fluorescente e o ele aparecia logo em seguida para apontar o vazamento”. Diz Kaufmann.
Depois do reparo de um ponto de vazamento, os técnicos de refrigeração limpam os resíduos de contraste com detergente neutro e podem fazer a rechecagem com a lâmpada UV, para ter certeza de que não resta nenhum ponto fluorescente. Isso elimina a chance de falsos positivos durante inspeções futuras.
Outra vantagem do CONTRASTE FLUORESCENTE é que, enquanto o óleo lubrificante não for retirado do sistema, o contraste permanece acusando os pontos de vazamento. Quanto mais o sistema funciona, mais você poderá achar os pequenos vazamentos, além de encontrar novos pontos imediatamente. Todos os técnicos na equipe de Kaufmann podem inspecionar reparos anteriores e procurar por novos pontos em todo sistema, rapidamente e com eficiência, em até 8 metros de distância.
Kaufmann recomenda desligar as luzes no local que será realizada a inspeção a fim de aumentar a visibilidade de vazamentos muito pequenos. Ele chama esse método de “um grande negócio, especialmente para sistemas grandes com linhas paralelas, onde as condições derrotam os detetores eletrônicos.”
Neste momento todos os sistemas de refrigeração e ar condicionado da HEB utilizam contraste fluorescente, e Kaufmann está expandindo para equipamentos menores nas lojas da rede.
Para mais informações sobre o CONTRASTE SPECTROLINE: https://www.k11.com.br/produtos/contraste-spectroline